cinemanostalgia

cinemanostalgia

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

 


THE BAT (O MORCEGO) DE 1926

O FILME QUE INSPIROU BILL FINGER E BOB KANE

 PARA A CRIAÇÃO DO BATMAN

O Morcego (The Bat, 1926) é um filme mudo de mistério e suspense dirigido por Roland West, baseado na peça de teatro de Mary Roberts Rinehart e Avery Hopwood. Embora tenha sido lançado em 1926, seu impacto permaneceu forte até 1928, especialmente entre os filmes de terror e suspense da era silenciosa.

A trama do filme gira em torno de um vilão mascarado chamado "O Morcego" (The Bat), que aterroriza os residentes de uma mansão de luxo enquanto procura um tesouro escondido. Ao longo da história, ele se envolve em uma série de crimes, misturando suspense, comédia e sustos típicos do gênero. A mansão também se torna palco de investigações por parte de personagens como um detetive e os moradores da casa, que tentam desvendar os crimes.

O filme é conhecido por sua atmosfera sombria, com cenários carregados de sombras e iluminação dramática, o que contribuiu para a sensação de mistério e tensão. Esses elementos visuais ajudaram a moldar o estilo de suspense e horror no cinema das décadas seguintes. 

Embora não seja diretamente relacionado ao personagem "Batman" da DC Comics, a figura do vilão mascarado e a atmosfera gótica de *O Morcego* são frequentemente mencionadas como influências para a criação do Cavaleiro das Trevas. O filme também foi inovador em sua construção visual e no uso de técnicas para criar uma sensação de claustrofobia e mistério, influenciando o gênero de filmes policiais e de terror nas décadas subsequentes.

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

 SUPERMAN 2025


O que esperar do novo filme do  Superman que estreará em 2025?


Apesar de tantas tentativas de tentar reinventar o  herói clássico, o que temos presenciado é uma fila de produções repetitivas e enfadonhas, que frustam expectativas  e cansam a boa fé dos fãs. O que esperar de novo? Quem sabe uma inovação nos efeitos especiais? Isso é pouco provável, pois já testemunhamos nos últimos anos, que apesar dos avanços tecnológicos, o voo dos super-heróis, por   exemplo, parece já ter atingido o seu ápice, a exemplo do que temos visto nos últimos cinco anos. Quem sabe a performance dos atores, na tentativa de dar nova vida aos personagens, mostrando mais profundidade na argumentação dos roteiristas? Talvez. E por falar em roteiristas, pode ser que neste item, quem sabe,  possamos nos surpreender positivamente. Todavia, o pessimismo ainda pulsa mais forte em se tratando de "Reinventar a Roda".